Estruturada em 5 grandes passos, a metodologia traz as idéias do educador Paulo Freire e organiza as atividades nos seguintes momentos: 1) Leitura de Mundo; 2) Pesquisa de dados da comunidade; 3) Problematização e planejamento da ação social; 4) Mobilização para a ação e 5) Avaliação. Com isto busca-se estimular o exercício da cidadania e o desenvolvimento local de atividades sociais, ambientais e culturais através da inclusão digital. As intervenções nas comunidades são a principal atividade do Momento 4, onde cada turma age de acordo com o seu Tema Gerador previamente escolhido.
Na Escola Professor Dinarte, em Candelária, as 2 turmas do Curso Básico organizaram com a colaboração de 3 turmas das oficinas de Edição de Videos e edição de Imagens, uma ação no dia 31 de Outubro focada no tema: "Defensivos naturais". Na ocasião foi realizada no refeitório da escola a exibição de um vídeo educativo elaborado pelos educandos sobre o uso de defensivos naturais X o uso de agrotóxicos. Estiveram, presentes cerca de 100 pessoas dentre pais dos educandos, comunidade em geral e alunos da escola.
Outra ação do CDI Comunidade Professor Dinarte foi a organização de sessões de cinema na escola que ocorreram no dia 15 de Outubro e contaram com a participação de 120 pessoas entre alunos e comunidade escolar.
Mais detalhes das ações na comunidade de Candelária podem ser acessados nas postagens do CDI Prof Dinarte indicadas a seguir: Ação Defensivos Naturais (Turmas 1,6 e 7), Ação defensivos Naturais (Turmas 5 e 6) e Ação Sessão de Cinema.
O CDI Comunidade Colégio Monte Alverne desenvolveu no ano de 2012 duas ações com impacto na comunidade: "Cinema na Escola" e "Recolhimento de embalagens recicláveis". A sessão de cinema foi organizada por uma das turmas do Curso Básico e ocorreu nos dias 17 e 19 de agosto e no dia 06 de setembro envolvendo grupos da creche da comunidade EMEI Monte Alverne, turmas iniciais do Colégio e comunidade, num total de 125 pessoas. A ação de recolhimento de embalagens recicláveis foi desenvolvida em conjunto por 2 turmas do Curso Básico e consistiu em uma campanha de informação sobre reciclagem, coleta de materiais recicláveis e posterior contribuição à biblioteca do Colégio para aquisição e recuperação de livros. Esta ação impactou diretamente 114 pessoas, além dos educandos envolvidos e foi executadas em diversas etapas entre os meses de agosto a novembro. Outros detalhes das ações deste CDI podem ser encontradas nos seguintes links: Ação Cinema na escola , Ação Recolhimento de embalagens recicláveis (Turma 2) e Ação Recolhimento de embalagens recicláveis (Turma 3).
No CDI Comunidade Frederico Hannemann, em Vera Cruz, foram desenvolvidas 4 ações com impacto na comunidade. São elas: Reciclagem de papel, Horta escolar, Coleta e reciclagem de vidros e Reciclagem e artesanato de vidros em conserva. A ação Reciclagem de papel foi desenvolvida pelas turmas da Oficina de Edição de Imagens, Oficina de Edição de Áudio e Oficina de Edição de Vídeo, e buscou trabalhar conceitos re reciclagem e reaproveitamento de papéis. Cerca de 15 famílias foram envolvidas nesta atividade que ocorreu ao longo de todo ano. A turma da Oficina de Informática e Cidadania 11 a 13 anos foi responsável pela ação Horta escolar que teve como objetivo melhorar a qualidade da alimentação servida na escola e beneficiou toda a comunidade escolar. Os temas Coleta e reciclagem de vidros e Reciclagem e artesanato de vidros em conserva foram desenvolvidos ao longo do ano até novembro em parceria pelas turmas da Oficina de Informática e Cidadania 11 a 13 anos e Curso de Informática Básica e tiveram um objetivo comum de divulgar as informações sobre reciclagem e reutilização de vidros. Para saber mais sobre estas intervenções na comunidade acesse os seguintes links: Ação Horta Escolar e Ação Coleta e reciclagem de vidros e Reciclagem e artesanato de vidros em conserva.